PROJETO CANELEIRO: COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO

No dia 15 de março do corrente ano, tivemos o prazer de realizar o primeiro encontro do Projeto Caneleiro, com a presença especial da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Durante a manhã, na Vila Irmã Dulce, contamos com a presença ilustre da Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, da Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly e da Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Defensora Pública Lia Medeiros.

As representantes do Movimento Solidário (FENAE e APCEF-PI), da ONG Moradia e Cidadania e da Fundação Educacional Mandacaru (FEMAN), deram início ao evento com uma emocionante fala de abertura, compartilhando um pouco sobre suas instituições e destacando a parceria que levou à criação do Projeto Caneleiro, parte da campanha “FENAE com Elas”. Em seguida, as talentosas alunas do Projeto Flor de Mandacaru, também realizada pela FEMAN, encantaram a todos com belas apresentações de balé. Para completar, o cantor e compositor Rubens de Figueiredo trouxe uma energia contagiante com suas músicas, dando um toque especial ao momento de acolhimento e alegria que marcou o início deste projeto tão importante.

A roda de conversa com as mulheres participantes do Projeto Caneleiro foi um momento de muito acolhimento e aprendizado. As defensoras Lia Medeiros e Verônica Acioly, com vasta experiência no NUDEM, conduziram o encontro com muito cuidado, explicando os diferentes tipos de violência doméstica e orientando sobre os direitos das mulheres. Elas apresentaram, ainda, a rede de apoio no enfrentamento à violência, distribuindo materiais informativos, essenciais para o empoderamento das participantes.

Para encerrar a manhã, as convidadas receberam certificados de participação e, como forma de carinho, um mimo especial, que também foi entregue a todas as participantes: uma caneca personalizada com o símbolo do Projeto Caneleiro, uma doação generosa das empresas parceiras R Melo Construtora e MIBA Mineração Batalhense.

No encontro da tarde, realizado no residencial Dandara dos Cocais, além das apresentações das nossas parceiras, tivemos um momento especial com o Frei Luciano, da Casa Santa Dulce, que desempenhou papel fundamental na mediação para a criação do projeto na comunidade. Ele iniciou o encontro com uma acolhida calorosa e uma bênção especial.

A roda de conversa foi conduzida pela Defensora Pública, Lia Medeiros, com grande participação das mulheres do Projeto Caneleiro, que compartilharam experiências e fortaleceram, ainda mais, os laços de apoio mútuo entre as mulheres. Ao final, assim como no encontro da manhã, as participantes receberam suas canecas personalizadas e desfrutaram de um delicioso lanche.

O Projeto Caneleiro, resultado da parceria entre o Movimento Solidário, a FENAE, a APCEF-PI, a ONG Moradia e Cidadania e a Fundação Educacional Mandacaru (FEMAN), foi criado em 2025 com uma missão clara: acolher e empoderar meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Encerramos o primeiro encontro com muita alegria, inspiradas e prontas para seguir juntas nessa jornada de transformação. O caminho está apenas começando e já sentimos a força dessa união. Avante!

Search

ACORDA, PIAUÍ!

A Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala 204, Edifício

Read More »

BARREIRAS TRANSPONÍVEIS

A Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ nº 24.117.329/0001-03, com sede na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala

Read More »