O FORTALECIMENTO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS

A Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ nº 24.117.329/0001-03, com sede na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala 204, Edifício São Bento, CEP 64.052-480, Horto Florestal, Teresina/PI, gerida pelo professor e advogado Marivaldo Macêdo e pela professora Catarina Santos, realizou, no último sábado, dia 24/2/2024, uma brilhante palestra, intitulada CONVERSA ENTRE MULHERES, dando prosseguimento à proposta de fortalecer os vínculos e melhorar a autoestima das mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes participantes do Projeto Flor da Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania, que já está sendo desenvolvido há 06 (seis) anos no Centro Integrado da Criança e do Adolescente Cordeiro do Reino – CINCACRE, localizado na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina/PI, espaço cedido gentilmente pela sua diretora, Maria das Graças Hermes da Costa Nunes (Irmã Graça).

A efusiva palestra foi realizada pela Dra. Eugênia Villa, Delegada da briosa Polícia Civil do Piauí, que aproveitou o ensejo para discutir sobre a chaga que atormenta o mundo, que são os diferentes tipos de violência doméstica (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), que, mesmo diante de uma legislação rigorosa, tem se alastrado de tal forma que o Brasil, atualmente, ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios, algo que precisa ser rechaçado com vigor, pois é inadmissível que em pleno século XXI tenhamos que conviver com esse pensamento machista e sexista, com a tentativa da transformação das mulheres em simples bens e objetos de desejos, cultura colonial impregnada na genética de grande parte dos homens, que jamais poderá persistir.

A Delegada foi acompanhada da também defensora dos direitos da mulheres, a Capitã Losane, que foram recebidas, carinhosamente, pelas crianças e adolescentes  do Projeto, com músicas, danças  e muito  afeto, tornando essa tarde de sábado num momento memorável.

Depois das apresentações de acolhida,  as crianças  e os adolescentes  foram conduzidos pelos seus professores às suas respectivas salas de aula. Enquanto, isso as mães  e responsáveis pelos alunos se encontraram com a palestrante para o aprofundamento da temática sobre a violência doméstica e os meios de combatê-la.  

Nesse momento, o público participante aproveitou para fazer perguntas e tirar as suas dúvidas sobre à temática, que foram respondidas pela ilustre convidada de maneira objetiva e direta, ao alcance de todas, inclusive se colocando à disposição da FEMAN para retornar e realizar outros debates, que são de suma importância na busca da conscientização coletiva, especialmente sobre assuntos tão sensíveis, que precisam ser entendidos por todos, independentemente de quaisquer condições socioeconômicos, até porque a violência doméstica, por exemplo, acontece em todos os seios familiares, sem distinção de qualquer natureza.

Ao final do caloroso e enriquecedor debate, a Delegada recebeu flores e uma caneca personalizada com  a logomarca da  Fundação, que tem sido  a sua marca, com muito carinho e afeto em tudo que faz. A Capitã Losane também  recebeu a sua caneca e todas as mães e/ou responsáveis presentes receberam copos personalizados com a marca da FEMAN, bem como a Irmã Graça, Val, representante do Grupo Café Com Amor, e sua filha, Gabriela, e a Prof. Expedita Araújo, que também prestigiaram esse rico e brilhante evento de cidadania.

Na conclusão da jornada, como sempre é feito pelos gestores da FEMAN, foi servido um saboroso lanche,  com salgadinhos variados e refrigerantes para todos. Foi uma tarde de muitos saberes e aprendizados, tanto das crianças e adolescentes, como dos seus respectivos genitores e demais participantes, de forma que estamos, a passos largos, dando a nossa substancial contribuição no engrandecimento da sociedade, que se fortalece a cada evento dessa natureza. Assim, manteremos nessa missão de fazer o bem, pois como diz a escritora e advogada Ana Maria Stopp, “fazer o bem faz bem, independentemente do reconhecimento. A solidariedade não comporta vaidades pessoais”, que assim seja.

Search

O TRABALHO NÃO PARA!

Em 2024, o Projeto Flor de Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania, realizado pela Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, entidade privada e sem fins lucrativos,

Read More »

NOS TRILHOS DA EDUCAÇÃO

A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANDACARU – FEMAN, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, com sede na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala 204,

Read More »

VIVA À LIBERDADE!

Marivaldo Macêdo – Historiador e advogado. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 51% da população brasileira é composta por

Read More »