LIBERTAS!

Cumprindo com os objetivos previstos no seu Estatuto, a Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ nº 24.117.329/0001-03, localizada na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala 204, Edifício Santo Bento, Horto Florestal, CEP 64.052-480, Teresina/PI, presidida pelo professor e advogado Marivaldo Macêdo e dirigida pela professora Catarina Santos, implantou mais um ponto de leitura Flor de Mandacaru, na Associação Padre Pio, entidade privada, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ nº 19.163.851/0001-83, localizada na Rua Oscar Filho, nº 4877, Socopo, CEP 64.063-200, Teresina/PI, idealizada pelo seu presidente, o senhor Edilson Pereira de Sousa, cuja missão institucional é oferecer acolhimento, tratamento e reinserir socialmente os farmacodependentes/alcoolistas, minimizando o sofrimento dessas pessoas vítimas das drogas e da marginalização, e todos os danos sociais que cerca esses dependentes químicos.

A implantação desse ponto de leitura, que consiste na doação de livros, revistas e jogos para os 35 acolhidos, que estão em tratamento da dependência química, contou com a generosidade das mães Amigas do Alphaville – representada pela incansável Cristiana Maia -, que não medem esforços no sentido de manter uma sociedade mais justa e solidária.

Como é sabido, a leitura é um instrumento de emancipação social, ajudando os leitores a alcançar outros horizontes, pois o hábito de ler desenvolve diversos tipos de conhecimentos e conecta o indivíduo com a sociedade. Dessa forma, a leitura tem enorme importância em nossas vidas, não só no processo de formação intelectual, mas também por permitir a todos nós o acesso ao mundo de informações.

De acordo com inúmeras pesquisas, a leitura traz enormes benefícios para as pessoas, pois além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico permite, ainda, a comunicação, a aprendizagem e até mesmo a convivência com as dificuldades cotidianas, como é o caso das pessoas acolhidas na Associação Padre Pio, que estão em uma situação de extrema vulnerabilidade, e precisam muito de ajuda para superarem os vícios químicos.

A senhora Maria Domingas Pereira de Sousa, sensibilizada com os dependentes químicos, em parceria com a Associação Padre Pio, mantém uma “república” para atender às pessoas egressas do centro de recuperação, que ainda não ingressaram no mercado de trabalho. Essa é mais uma ação cidadã, em defesa dos indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade.

Esperamos que aquelas pessoas acolhidas na Associação de Recuperação utilizem o material do ponto de leitura Flor de Mandacaru da melhor forma possível, pois além de entendermos que a leitura liberta, acreditamos que cada um que se encontra nessa luta diária contra a dependência química, num intervalo de tempo curto, possa dar um depoimento emocionante, como o do empresário Arthur (nome fictício), que conseguiu se libertar das drogas: “Aos quinze anos de idade, tive meu primeiro contato com as drogas, os anos se passaram e o envolvimento foi se tornando cada vez maior. Hoje estou com 45 anos, sou casado e tenho dois filhos. Sempre achei que às drogas jamais me causariam algum dano, até que um certo dia ao chegar em casa, não encontrei minha esposa e nem meus filhos, eles tinham saído de casa porque não aguentavam mais aquela situação que estavam vivendo. Foi onde pedi ajuda pra fazer um tratamento, que durou seis meses. Recebi todo atendimento humanizado que precisava, todas as dificuldades que passei durante o tratamento. Sempre fui acolhido pela equipe. Eles me ensinaram a enxergar a vida de outra forma, sem ter que precisar usar entorpecentes. Hoje estou limpo e reconquistei minha família de volta. Obrigado a todos aqueles que não desistiram de mim”. Que seja sempre assim.

Search

O TRABALHO NÃO PARA!

Em 2024, o Projeto Flor de Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania, realizado pela Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, entidade privada e sem fins lucrativos,

Read More »

NOS TRILHOS DA EDUCAÇÃO

A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANDACARU – FEMAN, pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, com sede na Rua Professor Madeira, nº 1555, Sala 204,

Read More »

VIVA À LIBERDADE!

Marivaldo Macêdo – Historiador e advogado. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 51% da população brasileira é composta por

Read More »