No Dia Internacional da Mulher, a professora Catarina Santos, Diretora da Fundação Educacional Mandacaru – FEMAN, gerida juntamente com o professor e advogado Marivaldo Macêdo, ministrou uma brilhante palestra com alunos, alunas, professores e coordenadores do Centro de Ensino de Tempo Integral Angelim, na zona sul de Teresina/PI, ocasião em foi discutido o papel da mulher em nossa sociedade, marcada por conquistas e, ainda, muitos gargalos, que precisam ser superados, no sentido de buscarmos uma igualdade de forma ampla, pois o que se percebe é que, mesmo diante de vários avanços, ainda existe um fosso enorme em relação aos homens, inclusive em termos salariais, porque é cientificamente provado que as mulheres, por exemplo, praticam as mesmas atividades laborais dos homens e percebem valores menores, um resquício histórico que necessita ser rompido, algo que só é possível de ser alcançado num contexto educacional de respeito recíproco e tratamento isonômico, conforme estipulado pela Carta Política de 1988.
Essa proveitosa palestra ministrada pela professora Catarina Santos está inserida no contexto das atividades do Projeto Flor de Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação do Piauí, que tem à frente o entusiasta Secretário Washington Bandeira que, assim como os gestores da FEMAN, acredita nos investimentos em educação como mola propulsora para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Piauí.
Esse inesquecível encontro foi recheado de cuidados e afetos, com distribuição, pela professora Alice, de kits de beleza para todas as mulheres presentes, entrega também de cartões com mensagens de incentivo e chocolates batons para todos. Além disso, foram entregues mimos especiais apenas para as mulheres, as disputadas toalhinhas de bolsa com a marca do Projeto Flor de Mandacaru.

A palestra foi de suma importância para melhorar a autoestima de todos os integrantes daquela unidade de ensino, especialmente de alunas e alunos, com o fortalecimento dos laços afetivos com a instituição de ensino e excelentes perspectivas para os tempos vindouros, com o cuidado e o respeito mútuo, que rompem montanhas. Aliás, “respeitar o próximo é acolher as diversas perspectivas que compõem o mosaico da vida”. Que assim seja!











